segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arte



Durante o mês de Junho decorre em Óbidos o "Junho das Artes".
Especificamente entre os dias 6 e 28 de Junho, é possível visitar várias instalações de vários artistas com o tema "Identidade e Simulacro", com o objectivo de "criar uma fusão entre o património construído de origem histórica e a produção criativa, cenografando o ‘corpo’ criativo da própria vila".
Quando entrei no Auditório de São Tiago, por momentos fiquei com a impressão de que estava a entrar numa igreja que tinha sido recuperada e no centro da qual estava um sarcófago de alguém em especial. Quando me aproximei, para meu espanto, apercebi-me de que afinal, tudo o que integrava a suposta escultura do sarcófago não eram mais do que objectos do quotidiano.
Era exactamente isso que se podia ler na sinopse da instalação, com o título "Fake,2008", de Pedro Valdez Cardoso:
"A escultura «Fake» representa um túmulo que parte da típica escultura monumental funerária subvertendo a iconografia que habitualmente adorna estes monumentos substituindo-a por decorações que, embora imitem os padrões e formas habituais, são realizadas a partir de objectos de uso diário, doméstico e precário, tais como: alguidares, colheres de pau, latas de cerveja, garrafas de água de plástico, etc. Os diversos elementos são posteriormente uniformizados de modo a criar a aparência de pedra esculpida. Através da ironia subjacente e da própria natureza «descartável» destes elementos, a peça pretende construir discursos em torno da necessidade de edificação de monumentos memorativos por parte do Homem e da sua inevitável falácia (evocada no título da peça)."
Valor da peça: 10000€.

Sem comentários: