segunda-feira, 6 de julho de 2009

Agricultura biológica



O Núcleo de Braga da "Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza" organizou uma acção de formação no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos intitulada "Faça Agricultura Biológica no seu quintal".
Este foi o resultado (para além das couves, cebolas, feijão, etc.) de 18 horas de formação distribuídas por 18 semanas.
«A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.» (Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999).
Uma das formas de evitar algumas das pragas das culturas é fazendo uma consociação de plantas. Quem não viu já plantações de milho e feijão juntos? Plantar um ou dois pés de linho em cada fila de uma plantação de batatas repele o escaravelho. Da mesma forma fazer uma plantação de cenoura e à volta plantar alecrim, salva ou losna, repelem a mosca da cenoura. Evitam-se assim o uso de pesticidas.
Há no entanto outras associações de plantas que são desfavoráveis podendo potenciar as pragas, como por exemplo a beringela e a batata, por ambas terem a mesma praga: o escaravelho.
Foram momentos interessantes de conhecimento e enriquecimento cultural para mim, que pouco ou nada percebo de agricultura.

Sem comentários: