terça-feira, 25 de maio de 2010

Teatro popular



No dia 9 de Maio de 2010 realizou-se mais uma peça de teatro popular "A Feira" pelo Grupo Cénico e Beneficente de Arentim, Braga.
É o mais antigo grupo de teatro amador do concelho de Braga e um representante do teatro feito em espaço rural.
O projecto teatral do grupo caracteriza-se pela realização de teatro de gosto popular, independentemente do género.
A inexistência de centros de diversão nas redondezas fez com que Arentim se transformasse num pólo de atracção popular, cuja influência se iniciou durante a década de sessenta.
A importância social do grupo é visível pela adesão aos espectáculos pelas populações vizinhas e também pela participação dos arentinenses, que facilitou o recrutamento de actores, músicos e técnicos. Segundo os responsáveis, durante quarenta anos, a esmagadora maioria das casas (famílias) da freguesia participou de uma forma ou de outra na produção dos espectáculos.
Com o tempo o estilo teatral do grupo foi ganhando maior importância, porque passou a ser o único representante de uma época marcada por certo formato artesanal de arte, em que tudo era feito no grupo, desde os cenários aos adereços. Para isso tinham o grande apoio da Casa Gomes (Porto) na área da caracterização e dos figurinos, acabando por "herdar" o excepcional guarda-roupa (vários milhares de peças) desta firma quando esta fechou as portas.
Em 2000 recebeu a Medalha de Mérito (Grau Prata) da Câmara Municipal de Braga.
Em 2008 publicou o livro "Teatro em Arentim - 40 anos de fé e tradição".

Sem comentários: